Normas Técnicas Para Postos de Combustível
15 de maio de 2017Relatório Anual da Fecombustíveis
7 de junho de 2017O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, PROCONVE, que é regulamentado desde 1986 pelo Conama ( Conselho Nacional do Meio Ambiente ), denominado em sua sequência como PROCONVE P7 ou EURO 5, tem por principal objetivo reduzir o nível de emissão de gases poluentes na atmosfera por veículos que utilizam diesel.
As metas sugerem diminuição de até 80% na emissão de partículas na atmosfera e cerca de 60% de diminuição de Óxido de Nitrogênio (NOx).
Com base nesses preceitos, para atender o programa, veículos à diesel produzidos desde 2012 com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction/ReduçãoCatalítica Seletiva) necessitam do componente ARLA 32 para promover a diminuição dos gases poluentes.
O motor SCR trabalha a partir de redução catalítica seletiva, onde há tratamento dos gases expelidos com aplicação do reagente ARLA 32, eliminando água pelo escapamento.
A composição ARLA 32 é uma solução a 32,5% de uréia de alta pureza em água desmineralizada. Seu principal objetivo é reagir com o Óxido de Nitrogênio presente nos gases de escape dos veículos a diesel.
O ARLA 32 não é um combustível e também não é um aditivo, é atóxico e transparente, e precisa de um tanque específico em veículos com SCR.
A quantidade a ser utilizada depende do volume de combustível a ser abastecido, mas em média são necessários 5% de ARLA para o total de diesel.
Armazenamento do ARLA 32
Levando-se em conta que a composição ARLA 32 tende a se degradar com ambientais desfavoráveis, como altas ou baixas temperaturas, ou então com incidência direta da luz solar, uma das soluções para minimizar as condições adversas é que a armazenagem seja realizada através de tanques jaquetados subterrâneos.
A norma NBR 16046 de 2015 – Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Posto Revendedor veicular e ponto de abastecimento – Sistema de Armazenamento e Abastecimento de ARLA 32 indica que o sistema de armazenamento pode ser aéreo ou subterrâneo, podendo haver uma combinação entre os sistemas.
Para o sistema de armazenamento áereo vale ressaltar que deve-se considerar a condição de temperatura conforme ABNT NBR ISSO 22241-3:2011, 4.2, assim como evitar a exposição solar para minimizar a deterioração.