Quando da construção do posto, na etapa de instalações do SASC, qual deve ser a qualificação da modalidade de engenharia que o profissional deve possuir para assinar a ART?
6 de fevereiro de 2024Para verificar se existe algum tipo de vazamento, quando é identificado alteração nos valores da LMC, teria que ser solicitado algum outro tipo de registro de vazamento, que não seja o teste de estanqueidade ?
6 de fevereiro de 2024Pergunta:
Em análise documental de um processo de licenciamento ambiental de posto de combustível, identificamos em alguns arquivos do LMC (Livro de Movimentação de Combustível), no item 8 (-perdas e +ganhos) está com alguns valores entre parenteses e outros não. Isso significa que está tendo vazamento?
Resposta:
O LMC é um documento oficial que a ANP exige dos postos revendeodres, ele tem por finalidade conciliar o estoque de combustíveis comparando estoque físico (medido por equipamentos automáticos ou régua de medição), com as vendas realizadas (registradas pelas bombas medidoras), com as compras de combustíveis (conforme as Notas Fiscais de compra).
Estes três registros, por si só podem conter divergências métricas além do que o combustíveis armazenado e movimentado sofre contração e expansão térmica o que afeta o nível de leitura dos estoques. Entre tantas razões a ANP aceita uma variação de 0,6% no estoque de combustíveis como uma situação normal e não exige nenhum tipo de explicação nas situações em que esta variação é obervada, porém isso em nada está relacionado a um possível vazamento.
A NBR 13787 estabelece como deve ser realizado o controle e registro da variação do estoqu e a NBR 13784 estabelece que no acompanhamento diário das diferenças de estoque, quando forem identificadas diferencas acumuladas superiores a 0,6%, ou superiores a 0,3% em três dias consecutivos, deve ser realizada um teste de estanqueidade conforme NBR 16795, para avaliar a integridade do sistema.