Os postos de combustíveis são locais perigosos e potencialmente poluidores, que apresentam áreas denominadas “Classificadas” por ofereceram perigo pela presença de líquidos ou vapor inflamáveis ou pela combinação de ambos. Por isso, todos os envolvidos na operação de um posto, (fornecedores, instaladores, mantenedores etc.) devem ser continuamente treinados em relação aos cuidados no quesito segurança envolvendo as instalações desses locais.
O objetivo deste Boletim é apresentar orientações e procedimentos básicos de segurança que devem ser seguidos por todos os envolvidos em obras de reforma, instalação, manutenção e outras nas várias áreas / instalações de um posto de combustíveis. Com isso estaremos agindo de forma preventiva com relação aos riscos inerentes a essas atividades.
É a percepção de se estar protegido de riscos, perigos e perdas.
A segurança do trabalho identifica os fatores de risco que levam à ocorrência de acidentes ou doenças ocupacionais, avalia seus efeitos e propõe medidas de intervenção técnica a serem implementadas para a minimização e/ou eliminação desses riscos.
Ocorre no exercício do trabalho, a serviço da empresa, não programado nem planejado, provocando lesões ou perturbações funcionais, com a perda temporária ou permanente da capacidade para o trabalho.
A Segurança do Trabalho no Brasil é definida por uma série de leis, decretos, normas e portarias, além das adaptações da OIT – Organização Internacional do Trabalho.
Leia mais
Fale com a gente.