Conheça as normas aplicáveis para construir ou reformar o seu posto de combustível com segurança.

Vamos nesta seção rever as normas técnicas relacionadas ao tanque subterrâneo para combustível. A Nomenclatura ABNT é conhecida como Tanque Metálico Jaquetado Subterrâneo.

FUNÇÃO

Armazenamento de produtos derivados do petróleo, etanol e outros correlatos; em postos revendedores, postos de abastecimento e instalação de sistemas retalhistas, com a finalidade de revenda ou consumo próprio desses produtos.

ASPECTOS CONSTRUTIVOS

Um tanque jaquetado é constituído de duas paredes. O tanque primário (interno) é construído em chapas de aço-carbono obedecendo à norma NBR 16.161 e tem como principal função o armazenamento do produto. O tanque secundário (externo), também conhecido como jaqueta, é construído em resina termofixa reforçada com fibra de vidro ou material não metálico, especialmente desenvolvida para suportar combustíveis automotivos, e tem como principais funções a proteção ante corrosiva do tanque primário e a contenção provisória de vazamentos. Entre essas duas paredes existe o chamado espaço intersticial anular que cobre 93% da área do tanque. O tubo de monitoramento intersticial faz a comunicação entre esses espaços e o meio externo, permitindo a instalação de um sensor eletrônico de monitoramento de vazamentos.

As normas brasileiras determinam que cada compartimento deve ter uma boca de inspeção, padrão definido em norma, com as conexões da tabela abaixo. Cada boca de inspeção deve ter ao menos dois (2) tubos de sucção com filtro tipo peneira.

LISTA DE NORMAS APLICÁVEIS

Portaria Inmetro nº 185, de 4 de dezembro de 2003
Aprova o Regulamento de Avaliação da Conformidade para Tanque de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis.
Norma ABNT NBR 16.161 Tanque metálico subterrâneo – especificação de fabricação e modulação.
Norma ABNT NBR 13.781 Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Manuseio e instalação de tanque subterrâneo.
Norma ABNT NBR 14.973 Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Desativação, remoção, destinação, preparação e adaptação de tanques subterrâneos usados.

Nossos patrocinadores