Conheça as normas aplicáveis para construir ou reformar o seu posto de combustível com segurança.

Vamos nesta seção rever as normas técnicas relacionadas aos Sistemas de Monitoramento Ambiental, cuja nomenclatura ABNT é  conhecida como Sistemas de Monitoramento e Detecção de Vazamentos – SMDV.

FUNÇÃO

São dispositivos eletrônicos com a função de monitoramento contínuo para a detecção de vazamentos no Sistema de Armazenamento Subterrâneos de Combustíveis (tanques e periféricos), com objetivo de prevenção de acidente ambiental e contaminação do subsolo.

Regra geral os dispositivos disponíveis no mercado são modulares e incorporam num mesmo conjunto de equipamentos as funções de monitoramento ambiental e medição volumétrica.

CARACTERÍSTICAS

Os sistemas de monitoramento e detecção de vazamentos são constituídos basicamente de:

Console ou Painel de Monitoramento:

responsável pela leitura, registro e sinalização dos eventos de vazamentos e demais registros produzidos durante o monitoramento, como por exemplo o registro de falha de energia, falhas nos sensores (autodiagnostico), registro da data e horário do evento de vazamento e da data e horário de sua correção. Também é função do console emitir sinais sonoros e luminosos no momento da detecção do vazamento, de forma a alertar o operador do sistema.

Sensores:

dispositivos conectados ao console e implantados nos pontos de monitoramento, responsáveis pela detecção de vazamentos.

Os pontos obrigatórios de monitoramento são:

  • Câmara de contenção sob a unidade abastecedora (sump de bomba);
  • Tubo intersticial dos tanques de parede dupla;
  • Câmara de contenção para unidade de filtragem (sump de filtro).

IMPORTANTE

Cabe aos responsáveis pelo estabelecimento manter o sistema em pleno funcionamento, pois a constatação de ineficiência de funcionamento, em eventuais fiscalizações ambientais, poderá resultar em notificações precedidas de multas e outras penalidades.

CONDIÇÕES DE INSTALAÇÃO

Para o perfeito funcionamento do sistema de medição volumétrico, o console ou painel deve ser instalado fora da área classificada em lugar abrigado onde não haja incidência de chuvas ou excesso de exposição ao sol, preferencialmente em uma rede de energia independente e aterrada, com um dispositivo de estabilização de energia (nobreak).

A interligação entre as sondas de medição e o console é feita por tubulações específicas (eletrodutos galvanizados) que vão desde o acesso ao tanque (sump de tanque) até o console de medição, sendo necessária ainda a instalação de unidades seladoras para que não ocorra deslocamento de gases pelas tubulações.

LISTA DE NORMAS APLICÁVEIS

Portaria INMETRO nº 179, de 18 de maio de 2010
Aprova o Regulamento de Avaliação da Conformidade de equipamentos elétricos para atmosferas potencialmente explosivas, nas condições de gases e vapores inflamáveis.
Norma ABNT NBR 13.784 Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis - Seleção de métodos para detecção de vazamentos e ensaios de estanqueidade em sistemas de abastecimento subterrâneo de combustíveis (SASC).

Nossos patrocinadores