Conheça as normas aplicáveis para construir ou reformar o seu posto de combustível com segurança.

Vamos nesta seção rever as normas técnicas relacionadas ao manuseio e instalações de ARLA 32 nos postos revendedores e pontos de abastecimento. O ARLA 32 é uma solução aquosa de ureia. Essa solução é utilizada em motores movidos a diesel, com o objetivo de reduzir os gases poluentes emitidos por estes e minimizar os impactos ambientais causados pelo seu funcionamento.

Mesmo que o ARLA 32 não seja um combustível ou um líquido inflamável,  o produto deve seguir Normas da ABNT e ser Certificado pelo INMETRO conforme a Portaria Inmetro nº 139, de 23 de março de 2011, que aprovou os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo (ARLA 32).

O ARLA 32 deve ser utilizado em todos os veículos novos com motores a diesel, e pode ser fabricado no Brasil ou importado e comercializado de forma envasada ou a granel desde que esteja em conformidade com as Normas Brasileiras e devidamente registrado no Inmetro, órgão que além de regulamentar e certificar, também em convenio com o Ibama fiscaliza o ARLA 32.

A instalação do Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC) em postos revendedores somente pode ser feita por empresas certificadas pelo INMETRO, conforme Portaria Nº009 de janeiro de 2011. A correta instalação dos equipamentos é primordial para o perfeito funcionamento do sistema, evitando danos ambientais e prejuízos ao revendedor.

LISTA DE NORMAS APLICÁVEIS

Portaria nº 139 INMETRO, de 23 de março de 2011. Requisitos de Avaliação da Conformidade para Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo (ARLA 32)
NBR 16406 – Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis - Posto revendedor veicular e ponto de abastecimento - Sistema de armazenamento e abastecimento de ARLA 32
NBR 16764 – Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis - Instalação dos componentes do sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis (SASC), óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC) e ARLA 32
NBR ISO 22241-3 – Motores Diesel - Agente redutor líquido de NOx automotivo — ARLA 32 - Parte 3: Manuseio, transporte e armazenamento

Nossos patrocinadores