Conheça as normas aplicáveis para construir ou reformar o seu posto de combustível com segurança.
Conheça as normas aplicáveis para construir ou reformar o seu posto de combustível com segurança.
Slide
Deseja encontrar um fornecedor para o seu projeto?

 
 
 
 

Vamos nesta seção rever as normas técnicas relacionadas ao Sistema para Recuperação de Vapor, Estágio I e Estágio II.

FUNÇÃO

O sistema para recuperação de vapor de Estágio I (também conhecido como VR1) tem a função de limitar emissões de compostos orgânicos voláteis (COV) que ocorrem quando da descarga do caminhão-tanque nos tanques de armazenamento dos postos.
O sistema para recuperação de vapor de Estágio II (também conhecido como VR2) tem a função de capturar e conduzir para o tanque de armazenamento do posto as emissões de compostos orgânicos voláteis (COV) que ocorrem quando do abastecimento de veículos.

ASPECTOS CONSTRUTIVOS

No sistema VR1, quando o combustível é transferido de um caminhão-tanque de entrega para um tanque de armazenamento subterrâneo, um leve acúmulo de pressão ocorre no tanque de armazenamento subterrâneo, que desloca vapor em direção ao respiro.

Então, o sistema VR1 retorna o vapor deslocado para o caminhão-tanque de entrega, ou equipamento de tratamento de vapores, por meio de uma linha de conexão selada. Uma válvula de alívio de pressão e vácuo (válvula P/V) é instalada para evitar o acúmulo de pressões ou vácuos perigosos. A válvula P/V permanece fechada, exceto sob condições adversas.

No sistema VR2, o fluxo de vapor é regulado de forma mecânica ou eletrônica, de modo que o fluxo de retorno do vapor seja proporcional ao fluxo de combustível entregue pela bomba medidora.

O vapor é capturado do tanque de combustível do veículo por meio de um bico de abastecimento específico, projetado para retornar o vapor por meio de uma mangueira coaxial flexível. O vapor é retornado por um sistema de tubulação para o tanque de armazenamento do posto.

LISTA DE PORTARIAS E NORMAS APLICÁVEIS

Portaria Ministério do Trabalho e Previdência – MTP nº 427 de 10 de julho de 2021, aprova o Anexo IV (Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis Automotivos) da Norma Regulamentadora nº 20 – Segurança e saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis
ABNT NBR 16764 - Instalação dos componentes do sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis (SASC), óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC) e ARLA 32
ABNT NBR 16816-1 Sistema para recuperação de vapor — Estágio I Parte 1: Projeto e instalação de sistemas de recuperação de vapor no posto revendedor de combustíveis automotivos e ponto de abastecimento — Requisitos
ABNT NBR 16816-2 Sistema para recuperação de vapor — Estágio II Parte 2: Construção e Desempenho — Requisitos
ABNT NBR 16816-3 Sistema para recuperação de vapor — Estágio II Parte 3: Verificação do desempenho no posto revendedor de combustível automotivo e ponto de abastecimento
Slide
Conheça nossos patrocinadores
Slide
Veja nossos destaques