Conheça as normas aplicáveis para construir ou reformar o seu posto de combustível com segurança.

Vamos nesta seção rever as normas técnicas relacionadas à instalação e construção de pontos de abastecimento e grupos geradores.

A Nomenclatura ABNT é conhecida como Instalação de Sistema de Armazenamento Aéreo de Combustíveis.

A instalação do Sistema de Armazenamento Aéreo de Combustíveis (SAAC) deve seguir as Normas da ABNT conforme determina a Resolução CONAMA 273:2000. A correta instalação dos equipamentos é primordial para o perfeito funcionamento do sistema, evitando danos ambientais e prejuízos ao empreendedor.

A instalação do Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC) em postos revendedores somente pode ser feita por empresas certificadas pelo INMETRO, conforme Portaria Nº009 de janeiro de 2011. A correta instalação dos equipamentos é primordial para o perfeito funcionamento do sistema, evitando danos ambientais e prejuízos ao revendedor.

LISTA DE NORMAS APLICÁVEIS

ABNT NBR 15776-1 – Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis - Parte 1: Seleção de equipamentos e infraestrutura para sistemas de armazenamento aéreo de combustíveis - SAAC
ABNT NBR 15461 - Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis - Construção e instalação de tanque aéreo de aço-carbono
ABNT NBR 14973 – Desativação, remoção e destinação dos tanques usados conforme
ABNT NBR 14605 – Sistema de drenagem oleosa conforme

Nossos patrocinadores