Vamos nesta seção rever as normas técnicas relacionadas aos Equipamentos Periféricos para Instalações Subterrâneas cuja nomenclatura ABNT possui o mesmo nome.
A instalação do Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC) em postos revendedores somente pode ser feita por empresas certificadas pelo INMETRO, conforme Portaria Nº009 de janeiro de 2011. A correta instalação dos equipamentos é primordial para o perfeito funcionamento do sistema, evitando danos ambientais e prejuízos ao revendedor.
FASES DE INSTALAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
A empresa responsável pela a instalação deve estar preparada, treinada e certificada para executar todas as fases da instalação, tais como:
- Desativação, remoção e destinação dos componentes do SASC, conforme ABNT NBR 14793
- Diretrizes do projeto conforme ABNT NBR 16764
- Recebimento de componentes do sistema de armazenamento e combustíveis conforme ABNT NBR 16764
- Instalação de tanques subterrâneos conforme ABNT NBR 16764
- Instalação dos componentes do SASC conforme ABNT NBR 16764
Pavimentação da pista de abastecimento, conforme a ABNT NBR 16764 - Métodos para detecção de vazamentos em SASC, conforme a ABNT NBR 13784
- Instalações elétricas, conforme ABNT NBR 14639
- Sistema de drenagem oleosa, conforme ABNT NBR 14605
A empresa responsável pela a instalação também deve estar preparada para as condições diversas de trabalho que envolvem uma instalação de SASC, tais como:
- Trabalho em área classificada (trabalho em atmosferas potencialmente explosivas)
- Trabalho em ambiente confinado
- Trabalho em altura
- Trabalho em rede elétrica de baixa tensão
- Trabalho a quente
- Escavações e demolições
Importante que todos os serviços e obras executados pelas empresas sejam precedidas de projeto devidamente amparado por Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) da região.