Vamos nesta seção rever as normas técnicas relacionadas ao Sistema para Recuperação de Vapor, Estágio I e Estágio II.
FUNÇÃO
O sistema para recuperação de vapor de Estágio I (também conhecido como VR1) tem a função de limitar emissões de compostos orgânicos voláteis (COV) que ocorrem quando da descarga do caminhão-tanque nos tanques de armazenamento dos postos.
O sistema para recuperação de vapor de Estágio II (também conhecido como VR2) tem a função de capturar e conduzir para o tanque de armazenamento do posto as emissões de compostos orgânicos voláteis (COV) que ocorrem quando do abastecimento de veículos.
ASPECTOS CONSTRUTIVOS
No sistema VR1, quando o combustível é transferido de um caminhão-tanque de entrega para um tanque de armazenamento subterrâneo, um leve acúmulo de pressão ocorre no tanque de armazenamento subterrâneo, que desloca vapor em direção ao respiro.
Então, o sistema VR1 retorna o vapor deslocado para o caminhão-tanque de entrega, ou equipamento de tratamento de vapores, por meio de uma linha de conexão selada. Uma válvula de alívio de pressão e vácuo (válvula P/V) é instalada para evitar o acúmulo de pressões ou vácuos perigosos. A válvula P/V permanece fechada, exceto sob condições adversas.
No sistema VR2, o fluxo de vapor é regulado de forma mecânica ou eletrônica, de modo que o fluxo de retorno do vapor seja proporcional ao fluxo de combustível entregue pela bomba medidora.
O vapor é capturado do tanque de combustível do veículo por meio de um bico de abastecimento específico, projetado para retornar o vapor por meio de uma mangueira coaxial flexível. O vapor é retornado por um sistema de tubulação para o tanque de armazenamento do posto.