Vamos nesta seção rever as normas técnicas relacionadas ao sistema de monitoramento e detecção de vazamentos-SMDV.
FUNÇÃO
São equipamentos eletrônicos com a função de monitoramento contínuo para a detecção de vazamentos no Sistema de Armazenamento Subterrâneos de Combustíveis , com objetivo de prevenção de acidente ambiental e contaminação do subsolo.
Geralmente os equipamentos disponíveis no mercado são modulares e incorporam num mesmo conjunto as funções de monitoramento ambiental e medição volumétrica.
CARACTERÍSTICAS
Os sistemas de monitoramento e detecção de vazamentos são constituídos basicamente de:
Console ou Painel de Monitoramento:
responsável pela leitura, registro e sinalização dos eventos de vazamentos e demais registros produzidos durante o monitoramento, como por exemplo o registro de falha de energia, falhas nos sensores (autodiagnostico), registro da data e horário do evento de vazamento e da data e horário de sua correção. Também é função do console emitir sinais sonoros e luminosos no momento da detecção do vazamento, de forma a alertar o operador do sistema.
Sensores:
dispositivos conectados ao console e implantados nos pontos de monitoramento, responsáveis pela detecção de vazamentos.
Os pontos obrigatórios de monitoramento são:
- Sump de tanque
- Câmara de contenção sob a bomba medidora (sump de bomba);
- Tubo intersticial dos tanques de parede dupla;
- Câmara de contenção para unidade de filtragem (sump de filtro).
IMPORTANTE
Cabe aos responsáveis pelo estabelecimento manter o sistema em pleno funcionamento, pois a constatação de ineficiência de funcionamento, em eventuais fiscalizações ambientais, poderá resultar em notificações precedidas de multas e outras penalidades.
CONDIÇÕES DE INSTALAÇÃO
Para o perfeito funcionamento do sistema de medição volumétrico, o console ou painel deve ser instalado fora da área classificada em lugar abrigado onde não haja incidência de chuvas ou excesso de exposição ao sol, preferencialmente em uma rede de energia independente e aterrada, com um dispositivo de estabilização de energia (nobreak).
A interligação entre as sondas de medição e o console é feita por tubulações específicas (eletrodutos galvanizados) que vão desde o acesso ao tanque (sump de tanque) até o console de medição, sendo necessária ainda a instalação de unidades seladoras para que não ocorra deslocamento de gases pelas tubulações.