Vamos nesta seção rever as normas técnicas relacionadas aos Sistemas de Medição Volumétrica, cuja nomenclatura ABNT é conhecida pelo mesmo nome.
FUNÇÃO
São dispositivos eletrônicos com a função de controle volumétrico dos tanques de armazenamento de combustíveis. Regra geral, os dispositivos disponíveis no mercado são modulares e incorporam num mesmo conjunto de equipamentos, as funções de monitoramento ambiental e medição volumétrica.
ASPECTOS CONSTRUTIVOS
Os sistemas de medição volumétrica são constituídos basicamente de:
- Console ou Painel de Medição: responsável pela leitura, registro e sinalização das leituras de volumes efetuadas pelas sondas.
- Sondas de Medição: dispositivos conectados ao console e instalados no interior dos tanques, responsáveis pela leitura da coluna de líquido.
Em sua maioria, os equipamentos disponíveis no mercado possuem portas de comunicação e protocolos abertos que permitem a transferência de dados aos softwares de gerenciamento, automação e gestão de postos de combustíveis.
Vantagens de um sistema de medição volumétrico:
- Controle e gerenciamento dos estoques nos compartimentos dos tanques
- Controle efetivo dos recebimentos de produtos (descargas)
- Controle das vendas através do confronto das saídas dos tanques com as leituras das unidades abastecedoras
- Facilidade na composição do LMC (Livro de Movimentação de Combustíveis).
Recursos adicionais:
- Medição de presença de água no fundo dos tanques. (gasolina e diesel)
- Teste de estanqueidade na parte volumétrica do tanque. (acima de 30% e abaixo da capacidade operacional)
- Recurso de telemetria para leitura remota dos tanques (GPRS), via internet.
- Controle de nível mínimo e máximo de produto no tanque.
CONDIÇÕES DE INSTALAÇÃO
Para o perfeito funcionamento do sistema de medição volumétrico, o console ou painel deve ser instalado fora da área classificada em lugar abrigado onde não haja incidência de chuvas ou excesso de exposição ao sol, preferencialmente em uma rede de energia independente e aterrada, com um dispositivo de estabilização de energia (nobreak).
A interligação entre as sondas de medição e o console é feita por tubulações específicas (eletrodutos galvanizados) que vão desde o acesso ao tanque (sump de tanque) até o console de medição, sendo necessária ainda a instalação de unidades seladoras para que não ocorra deslocamento de gases pelas tubulações.