Vamos nesta seção rever as normas técnicas relacionadas ao tanque subterrâneo para combustível. A Nomenclatura ABNT é conhecida como Tanque Metálico Jaquetado Subterrâneo.
FUNÇÃO
Armazenamento de produtos derivados do petróleo, etanol e outros correlatos; em postos revendedores, postos de abastecimento e instalação de sistemas retalhistas, com a finalidade de revenda ou consumo próprio desses produtos.
ASPECTOS CONSTRUTIVOS
Um tanque jaquetado é constituído de duas paredes. O tanque primário (interno) é construído em chapas de aço-carbono obedecendo à norma ABNT NBR 16161 e tem como principal função o armazenamento do produto. O tanque secundário (externo), também conhecido como jaqueta, é construído em resina termofixa reforçada com fibra de vidro ou material não metálico, especialmente desenvolvida para suportar combustíveis automotivos, e tem como principais funções a proteção ante corrosiva do tanque primário e a contenção provisória de vazamentos. Entre essas duas paredes existe o chamado espaço intersticial anular que cobre 93% da área do tanque. O tubo de monitoramento intersticial faz a comunicação entre esses espaços e o meio externo, permitindo a instalação de um sensor eletrônico de monitoramento de vazamentos.